
Redação ENEM
O QUE É ESPERADO DE VOCÊ NA AVALIAÇÃO DO ENEM?
Na redação do Enem só é esperado que você consiga produzir um texto dentro da norma culta padrão , que o texto apresente coesão , coerência , além de ser muito objetivo e ao mesmo tempo informativo . Para isso devemos estar atentos a assuntos políticos, sociais, culturais e científicos. Na verdade não e só isso, pois isso seria fácil demais, serão necessários conhecimentos adquiridos durante toda vida. Tanto a prova quanto à redação do Enem irá nos avaliar como cidadão e não apenas como um memorizador de informações.
Se fazer a redação já é difícil imagina receber a noticia de que sua nota foi ZERADA. Com isso o critério de correção das redações do Enem possui muitas reclamações dos estudantes, esses que não podem solicitar a revisão da nota e o motivo pelo zero, acabam entrando na justiça para rever a nota mesmo com poucas chances de sucesso. Para diminuir as reclamações o MEC adotou critérios mais rigorosos. Veja como foi a correção de 2013:
No Enem cada redação é avaliada por dois corretores que atribuem notas de 0 a 200 em cada uma das cinco competências abaixo:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
O Edital do Enem prevê seis situações em que a redação do participante pode ser zerada ou anulada. São elas:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
O critério de correção das redações do Enem é mais rigoroso do que qualquer vestibular do Brasil.


