top of page

Redação do Enem, a regra é: Estar bem informado!

Hábito de leitura é essencial para candidato interpretar a proposta da prova

 

Carolina Vellei | 26/06/2012 11h 29

 

Sugerir uma solução para o problema abordado no tema da redação do Enem é a habilidade que mais a diferencia de outros vestibulares. “O intuito é colocar o estudante na condição de cidadão, um momento em que ele possa propor soluções para os problemas do Brasil”, explica a professora.

 

Por conta desse perfil da prova, os temas escolhidos pela banca giram em torno da realidade da sociedade brasileira (veja todos os temas de redação já abordados). As últimas provas abordaram temas de denuncia às condições sociais do país, ou, por exemplo, propostas para que o estudante refletisse sobre como melhorar a vida das pessoas. A professora Eclícia dá como exemplo o Enem 2011, que teve como tema o limite entre o público e o privado no contexto das redes do século XXI. “Apesar de não ser uma questão só do Brasil, é um realidade vivenciada pelas pessoas daqui”, explica.

 

“A banca do Enem busca um aluno que tenha visão crítica e que saiba defender seu ponto de vista com bons argumentos”, revela a professora. Por isso, segundo Eclícia, a regra básica é estar bem informado. É preciso estar antenado e acompanhar as notícias que fazem parte do cotidiano do Brasil. “Sem isso o estudante não consegue ter as informações necessárias para usar na hora da redação”, completa.

 

Comentário sobre o texto: Ter visão crítica é essencial para uma boa redação no Enem, nós, gerenciadores do site "Sem Rasura", estaremos postando mais matérias sobre tudo que é indispensável  para uma boa redação. Em breve, teremos exemplos de redações nota mil, ou bem próximo, continue nos acompanhando e se lembre, "A leitura engrandece a alma - Voltaire". 

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Join us on:

 

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Classic
bottom of page